quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RASÃO DA QUAL O HOMEM SOFRE.

ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL


Assunto: Conhecimento-adquirido por participação: em fatos ou por observação deles.

Gênesis- 2:9- E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Saber; conhecer; ter experiência de aprender com sabedoria de Deus e não de outro.

Conhecimento verdadeiro: Em fatos ou por observar, ouvir, aprender teoricamente e depois colocar em prática sob a direção do criador.

Mateus-7: 17 a 23 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

A figura da geração é uma árvore, tem qualidade de uma semente que adquirimos de nosso antepassado “Adão” todos alimentamos desta árvore.

Não obedeceu à Palavra de Deus, virou-lhes às costas para o Criador e teus ouvidos à criatura.

A sabedoria e o conhecimento, a grandeza e o poder e, a glória adquirida pela ciência do homem, nos afastam da Sabedoria e Conhecimento espirituais de Deus. O egoísmo, o orgulho e o poder, certamente sobe à nossa consciência e passamos a ser uma pessoa superior aos demais. Isso não seria bom!

“O conhecimento e sabedoria da ciência terrena - inteligência humana - sem o Espírito de humildade e, do Conhecimento e da Sabedoria do Criador, com certeza morreremos.

Gênesis - 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Esta “Árvore de Conhecimento da Ciência” estava à disposição do homem, mas o Criador viu que o homem não estava preparado para aprender dela ainda, então o proibiu de se alimentar dela, por haver nela, o veneno do pecado de Lúcifer. Deus o proibiu de dar ouvido ao conhecimento desta árvore. Deus queria que o homem aprendesse tudo o que é bom para a vida terrena.

Mas o homem foi enganado e iludido pelo deslumbre das palavras distorcidas da serpente. Um anjo criatura espiritual feita pelo mesmo Criador dos homens. Seu nome; Lúcifer, diabo, Satanás, serpente, dragão etc…com grande glória, beleza e poder dentro da Casa do Altíssimo Deus, quis tomar o lugar de Deus (cobiçou) ser maior que o Criador. É assim que muitos homens são alimentados deste fruto que tem semente malígna, deixando crescer em seu interior, a má formação de uma árvore que tem fruto com o espírito de Satanás, e das palavras que sairam de sua boca, com o intuíto de matar e destruir outros com o seu veneno. A língua é uma arma mortífera que destrói as pessoas pelo espírito da cobiça, da inveja, da mentira, da difamação, do ódio, das contendas e do homicídio.

A ”Árvore da Vida” estava lá, livre para que o ser humano se alimentasse dela e adquirisse o juízo perfeito de um verdadeiro filho. Uma Vida Verdadeira com o Eterno. Cujo fruto é perfeito e tem o Espírito de Deus nele. (Isaías 11: 1)

Da fonte não pode jorrar dois tipos de água. E nem dois tipos de frutos com sementes boas e más. Pode se colher fruto bom de uma árvore má? Assim se explica que a “Árvore da Ciência do Bem e do Mal,” tipificava a natureza maligna de Satanás. Este conhecimento da ciência, somente Deus tem o domínio e o poder para vencer todo o mal da ciência terrena, e assim, Ele não desejava que o homem adquirisse este estágio sem a presença d’Ele.

Gênesis- 2:9, 16, 17; 3:1-24. No Jardim do Edem, Deus utilizou duas árvores com objetivos simbólicos: a “Árvore da Vida” e “a Árvore da Ciência do Bem e do Mal”. Não respeitar o decreto de Deus referente a esta última Árvore, teria resultado na queda do homem.

Também conhecida simplesmente como Árvore da Ciência, foi plantada, segundo o relato bíblico, no Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Segundo o mesmo relato, após ser interpelada pela serpente, a mulher (Eva), desobedecendo a ordem de Deus, come do fruto oferecido pela criatura, provocando o que se chama de pecado original da humanidade. (comer; no sentido: dar ouvidos à palavra de outro, aprender de outro)

Fruto: Símbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que é “bom” e o que é “mau”, exigindo a prática, do que é bom e a rejeição do que é mau, a fim de continuarem aprovados por Ele.

Árvore do Bem e do mau é simbólica: Lúcifer já tinha caído na terra conforme Apocalipse- 12, e com ele trouxe o mau. Deus mostrou para Adão dois caminhos, o bom e o mau. A mulher escolheu o caminho do mau e levou consigo o homem. A desobediência foi o primeiro pecado da Revelação.

Apocalipse - 2:7 -“Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto que tem o Espírito) da Árvore da Vida, que se acha no Paraíso de Deus.”

E existem outras referências simbólicas, as árvores frutíferas, de folhas curativas, mencionadas nas visões registradas em Ezequiel- 47:7, 12 e Apocalipse- 22:2, 14. No livro de Provérbios surge a expressão “árvore da vida” associada com a verdadeira sabedoria, com os frutos do justo, com a realização de uma coisa desejada, (Provérbios- 3:18 - 11:30 - 13:12 – 15: 15) e com a língua, a humanidade.

A inveja obscurece a inteligência, dá capacidade de pensar mal dos outros. Quantas vezes essa atitude gera maus pensamentos, maledicência e difamação. Quantas vezes surgem fantasmas psicológicos para justificar racionalmente. Quantas vezes podemos encher nossas mentes por suposições menos favoráveis sobre o outro… Quebrando alguma virtude…

A inveja turva o olhar – cria-se como nuvem de impureza à volta dos outros, a desconfiança pode colocar em nós uma espécie de filtros que nos fazem ler os outros.

A inveja azeda o coração – para além da descrença sobre os outros – gera tristeza sobre o bem alheio, numa desvalorização do outro em nosso favor. Quantas vezes essa tristeza germina em azedume nas palavras e no comportamento, desdenhando sobre os dons e as qualidades alheias… Até pode ser uma acusação à nossa preguiça ou incapacidade de fazer o bem.

Deus abençoe a todos!!

PR: Ilídio Reginaldo


Nenhum comentário: