terça-feira, 13 de outubro de 2009

BOM CHEIRO OU MAU CHEIRO?


QUAL O CHEIRO DE SUA CASA?
Você se lembra de ter passado perto de alguma casa que cheirava a bife frito ou a frango assado? Esse é um cheiro fácil de sentir, principalmente se estamos com fome.
Você já entrou em alguma casa que cheirava a chiqueiro de porco? Chega a embrulhar o estômago de quem não está acostumado...
E por falar em cheiro, o texto de João 12.3 diz que, quando Maria ungiu os pés de Jesus, com uma libra de bálsamo de nardo puro, um perfume especial, "encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo". Faço, então, uma pergunta: Qual é o cheiro de minha casa? E da sua casa?
Procurando na própria Bíblia, os "perfumes", os "cheiros" (além de o da "mosca morta") de Eclesiastes 10.1, cinco deles nos ajudam a fazer uma análise do nosso lar.
1º CHEIRO: DE CONFUSÃO - Em Gn. 27, encontramos a casa de Isaque e Rebeca em dia de confusão. Rebeca e seu filho Jacó se uniram para enganar o velho pai, Isaque, que enxergava pouco. Jacó se fantasiou de Esaú seu irmão, e quando se aproximou, o pai lhe tocou e se enganou: disse que a voz era de Jacó mesmo, mas o cheiro era o de Esaú; era o cheiro do campo. Este texto retrata o cheiro da mentira dentro de casa, entre marido, esposa e filhos. Fala sobre o cheiro na parcialidade na educação dos filhos: o pai defendendo um e a mãe o outro. Este texto nos mostra um lar dividido, quem sabe, à semelhança do seu lar, cheio de confusão – um lutando contra o outro dentro da própria família.
2° CHEIRO: DE IMORALIDADE - Em Pv. 7.17-19 lemos "já perfumei o meu leito com mirra... vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor... porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe." Este é o convite da mulher adúltera ao amante. Ela perfumou sua casa para trair o marido. Este é o cheiro da infidelidade conjugal, do sexo usado antes, ou fora do casamento. Apesar de ser tratado de modo geral, pela mídia, como natural, moderno, e até mesmo como inevitável, o mesmo texto chama este cheiro de "morte" (vs. 22, 23, 26 e 27).
3° CHEIRO: DE MORTE - Outro cheiro que sinto na Bíblia, está em João 11, na morte de Lázaro. Depois de 4 dias no túmulo, sua irmã afirma: "já cheira mal, porque já é de quatro dias". Há famílias que ainda lutam para se manterem estruturadas, pelo menos na aparência; porém não são poucas as que já se desfizeram, já desmoronaram, já estão sepultadas existencialmente. Os sonhos, ideais, relacionamentos, já morreram...
4° CHEIRO: DE DOR - Visitando a casa de Jó, vemos que todas as aflições pela qual passou não deixaram, também de exalar um cheiro, o cheiro de sua dor "... e pelo mau cheiro sou repugnante aos filhos de minha mãe" (Jó 19.17). Quem conhece a história de Jó sabe que ele não havia procurado estes problemas: a dor pela perda dos filhos, dos bens, e da saúde, tampouco estes problemas aconteceram como castigo de Deus. Ele enfrentou esta fase, com firmeza e fé, fiel a Deus, e saiu vitorioso. Sua família cheira a dor? Busque e espere no Senhor.
5° CHEIRO: DE CRISTO - Em 2 Co 2.15, Paulo afirma que "somos para com Deus o bom perfume de Cristo". Será este o cheiro de nosso lar? O cheiro da presença de Jesus através do nosso testemunho: o perdão, a moderação, a humildade, a mansidão, o domínio próprio, etc? Nossa vida no lar, de comunhão com Deus, de oração, leitura da Bíblia, de adoração, tem exalado este perfume? O perfume de Cristo supera ao cheiro da morte, da dor, da imoralidade e da confusão. Aleluia!
Conclusão: Passar perfume sem tomar banho não é a mesma coisa que passá-lo depois do banho. Voltando ao nosso texto inicial, a mulher derramou um perfume em Jesus, quebrando o alabastro (Mc. 14.3). Da mesma forma, para se ter o perfume de Cristo, é preciso quebrar a velha natureza, os pecados, o egoísmo, o orgulho; e se esforçar por uma nova vida, uma vida pura diante do Senhor. Precisamos do "lavar regenerador e renovador do Espírito Santo". Leia Tito 3. 3-8.

Nenhum comentário: