terça-feira, 29 de setembro de 2009

"O CARRO"


Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e seu comportamento eram decepção para seus pais que sonhavam vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia o bom pai propôs um acordo, dizendo-llhe: "Se você meu filho mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a faculdade de medicina lhe darei um carro de presente."!
Por causa do carro o rapaz mudou da água para o vimho: passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar, o pai estava feliz mais tinha uma preocupação: sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão síncera, mais apenas do interesse de obter o automóvel isso era mal.
O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado dos seus esforços. Assim o grande dia chegou: o rapaz foi aprovado para o vestibular de medicina. Como prometido o pai convidou os amigos e a família para festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.
Quando pediu a palavra o pai elogiou o filho e lhe passou as mãos uma caixa de presente. Acreditando que estavam ali as chaves do carro ele abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa o presente era uma bíblia. Ele ficou visivelmente decepcionado e nada disse, simplesmente colocou a bíblia numa estante da sua casa.
A partir daquele dia o silêncio e a distancia separavam pai e filho. O jovem se sentia traido e agora lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da universidade. Raramente mandava notícias, o tempo passou ele se formou, conseguiu um bom emprego em um hospital e se tornou um médico conceituado. Porém se esqueceu completamente dos pais. Todas as alternativas do pai para reaterem foi em vão. Até que um dia, o velho muito triste com situação adoeçeu e não resistiu: faleceu.
No enterro , a mãe entregou ao filho indiferente, a bíblia que tinha sido o ultimo presente do pai, anos atrás, quando ele passou no vestibular. Essa bíblia passou anos na estante dos pais esperando que ele fosse buscá-la.
De volta a sua casa, o rapaz que nunca perdoara o pai, quando colocou a bíblia em cima de um móvel, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque em branco, assinado pelo seu pai datado do dia do resultado do vestibular em que fora aprovado. A carta dizia:"Filho querido, sei quanto deseja ter um carro. Eu promrti e aqui está o cheque para você. Escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto fiz questão de lhe dar um presente ainda maior: a bíblia sagrada. Nela aprenderás o amor a Deus e a fazer o bem não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever da consciência."orroido de remorso o filho caiu em profundo pranto.
MORAL DA HISTORIA
Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terriveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele que você pensa ter feito o mal.
Não somos responsavéis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.

Nenhum comentário: